quinta-feira, 12 de março de 2009


Uma insônia - da crueldade à felicidade em segundos...
De passagem pela sala ouvi que Débora Colker está com um novo espetáculo chamado CRUEL! e ela define em poucas palavras que escolheu o nome pensando que na vida tudo o que é maravilhoso, acaba. Aí então sigo para o quarto e é o suficiente pra pensar por horas a fio sobre o assunto.
Tudo o que é maravilhoso acaba, ainda que de um lado esteja um ser lutando para que o que é tão maravilhoso dure por mais alguns dias ou minutos... Uma batalha em vão, porque tudo o que é maravilhoso acaba mesmo.
Eu - por exemplo - acabo de perder o que era tão perfeito e maravilhoso que dava sentido à minha vida e só me resta aceitar a perda... ainda não consegui, acho que é um processo e que sofrer faz parte, talvez porque seja uma forma de avivar o pensamento num mundo maravilhoso, resistindo a colocá-lo no arquivo, no setor saudades de um tempo que não volta mais.
E por falar nesse tempo, minha incansável busca, o sentido da minha vida tem sido buscar a simplicidade que se perde a cada dia, em meio a muita gente indo não se sabe pra onde.
Vi uma reportagem onde contava a história de um rapaz de 32 anos, o Tiquinho que nasceu em MG mas vive há 18 anos no Guarujá. Ele dorme embaixo de umas pedras enormes que formam uma espécie de gruta na praia. Esse rapaz não tem os dois dentes da frente, mas tem muitos motivos pra sorrir. Ele é feliz. Vive sozinho e adora viver perto do mar. Óbvio que eu fiquei tocada com ele. Eu também adoro viver perto do mar. E só não conseguiria viver naquele lugar, em meio a mata e as pedras porque por diversas vezes ele acordou com cobras e outros bichinhos ao lado dele... Tiquinho vive com o dinheiro que ganha de apanhar cocos, fazer serviços de pintura e outros serviços desse tipo.
Penso que a vida é cruel, pois tudo o que é maravilhoso, acaba - mas enquanto a própria vida não acaba, ela é também maravilhosa porque nos dá a oportunidade de nos reinventar, de descobrir novas razões para ser feliz e mais dia, menos dia descobrimos que a felicidade é fácil de ser encontrada, na verdade ela sempre esteve perto, nós é que precisamos conhecer a tristeza, a raiva, o medo, os caminhos que nos fazem caminhar em círculos, mas a felicidade quase sempre é questão de escolha...

Nenhum comentário: