sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tragédia

Uma tragédia de enormes proporções causada por um psicótico atirador numa escola do Rio de Janeiro é o assunto do momento. Matou e feriu muitas crianças, na maioria meninas. É o primeiro caso no Brasil, mas temo que seja o primeiro de outros. 
Sinto tristeza ao pensar nas famílias das vítimas e acho que muito se tem que discutir sobre a sociedade brasileira, mas um ponto que me chama a atenção é o papel da mídia diante desse fato e de outros similares acontecidos nos EUA. 
A tv que pensa a cada minuto como prender a nossa antenção, sabe nos sensibilizar com tragédias coletivas. Esqueceram inclusive, neste acontecimento, de preservar nossas crianças (estas foram expostas incansavelmente).
O problema nesse momento é o fato de o psicótico atirador ganhar notoriedade e isso de repente tornar-se o sonho de outros tantos psicóticos que andam por aí, muitas vezes despercebidos. Mas toda vez que alguém tenta questionar o conteúdo televisivo, gritam que é censura. Tem coisas que não entendo.
Outro problema que tem que ser visto e revisto é o motivo ou conjunto de motivos que faz surgir uma boa parte da sociedade com transtornos mentais que, de acordo com especialistas, apesar da genética, o meio é o "gatilho". Qual é a política de saúde mental deste país, onde meu pai aguarda  há quase dois anos por uma cirurgia de catarata? 
Diante de algumas situações perco totalmente a esperança no país, sinto pena pois é um lindo país, com recursos e com gente de bem. 
E este é um post triste, torcendo para a esperança renascer em cada uma das famílias que foram dilaceradas com a tragédia da escola do Rio.

Um comentário:

Luci Cardinelli disse...

Muito triste mesmo... Mas eu não perco a fé no ser humano, pois foi um que cometeu essa tragédia e muitos ajudaram e foram solidários.

beijo e ótimo final de semana :)